O treino full body está em destaque em diversas academias, inclusive entre os iniciantes. Sempre foi comum focar em grupos musculares em dias específicos, mas essa tendência visa trabalhar o corpo inteiro de uma única vez.
Portanto, o método entrega bons resultados a quem o pratica regularmente, já que equilibra força, resistência e flexibilidade em todas as áreas do corpo a cada treino. Com isso, ele conquistou adeptos de todos os níveis, tanto iniciantes quanto avançados.
Neste conteúdo, você entenderá o que é treino de corpo inteiro, os benefícios que ele oferece, para quem ele é indicado e como os suplementos ajudam a potencializar os resultados. Acompanhe!
O que é o treino full body?
É comum os treinos serem divididos por grupos musculares. Em um determinado dia, por exemplo, você se concentra em exercícios para membros inferiores e não outro se concentra nos superiores. O corpo inteiro tem uma proposta diferente, a ideia é trabalhar todos os músculos do corpo no mesmo treino.
Com essa modalidade, é possível estimular a hipertrofia, melhorar a resistência e promover a perda de gordura de forma equilibrada. Ela também ajuda na otimização do tempo sem impactar os resultados.
Quais são os benefícios desse tipo de treino?
Perda de peso
A perda de peso é um dos principais objetivos de quem pratica esse tipo de treino. Por trabalhar diversas partes do corpo de uma única vez, isso significa mais calorias queimadas em menos tempo. Vale ressaltar que o método também ajuda a manter a constância, pois não há sobrecarga em um único músculo, o que melhora os resultados.
Ganho de força
O ganho de força é oferecido com o treino de corpo inteiro, principalmente por envolver vários grupos musculares ao mesmo tempo. Ele tem capacidade de estimular a liberação de hormônios, fundamental para o crescimento muscular.
Outro ponto que faz diferença é a maior frequência de treinamento de grupos musculares ao longo da semana sem sobrecarregar o corpo. Significa mais oportunidades de ganho de força em menos tempo.
Aumento de resistência
A modalidade é uma ótima indicação para quem é iniciante e não consegue realizar exercícios mais intensos e pesados. Com a evolução do treino, o corpo ganha mais resistência e, assim, sente mais preparo para avanço nas atividades complexas.
Aumento da flexibilidade
Ao integrar movimentos que excluem amplitude, o treino full body estimula a elasticidade muscular. A ação ajuda a prevenir lesões e promove uma recuperação muscular mais eficaz. A abertura desse tipo de treinamento permite a inclusão de eventos específicos para o aumento da flexibilidade.
Definição muscular
Um dos objetivos de quem começa a treinar é a definição muscular. Com a modalidade full body, você percebe esse avanço no corpo inteiro, pois todos os grupos musculares trabalharão no mesmo treino.
Estímulo metabólico
O estímulo metabólico causado pelo treino full body impacta diretamente na perda de peso. Portanto, mesmo após o fim dos exercícios, seu corpo seguirá queimando gordura. O efeito é denominado EPOC.
Eficiência de tempo
Na modalidade, você exercita todo o corpo em um único treino, otimizando o período dedicado às atividades. Isso significa menos dias na academia, mas com resultados positivos.
Para quem o treino full body é indicado?
O treino full body é ideal para quem busca eficiência e praticidade na rotina de exercícios. Por trabalhar o corpo todo em um único dia, a modalidade se encaixa perfeitamente para pessoas com agenda apertada.
Além disso, iniciantes na academia podem se beneficiar desse tipo de treinamento. Ao englobar diversas partes do corpo em um único treino, ele permite que uma pessoa se familiarize com uma variedade de exercícios sem sobrecarregar uma região específica. Isso contribui para um desenvolvimento muscular mais harmonioso e prevenir lesões.
Por que os suplementos são indicados para esse tipo de treino?
O treino full body exercita todos os grupos musculares em uma única sessão, o que demanda muita energia e recuperação rápida. Os suplementos podem oferecer os nutrientes necessários para suportar a carga, otimizando tanto o desempenho durante os exercícios quanto a recuperação pós-treino.
Ao envolver vários grupos musculares, o treinamento acelera o metabolismo, o que pode aumentar a queima de gordura e promover ganhos mais eficientes. Suplementos como BCAA e creatina ajudam nos suplementos musculares, além de potencializar a energia disponível para os treinos.
Vale ressaltar que a suplementação adequada é uma aliada na melhoria do desempenho e na redução do risco de lesões, permitindo que o praticante mantenha uma rotina de treinos regulares sem grandes interrupções.
Quer potencializar ainda mais os seus treinos? Acesse nosso site e conheça os suplementos de qualidade da Dark Lab.