Recuperação muscular: 8 dicas para acelerar o processo

Treinos | 22-03-2024 | 5 minutos de leitura

A recuperação muscular é tão necessária quanto o bom desempenho da atividade física. No entanto, muitas pessoas não levam esse processo a sério como deveriam. Quando feita da forma correta, ela impacta positivamente na performance dos treinos futuros.

Dessa forma, a etapa é fundamental para a redução das dores provenientes de exercícios mais intensos, prevenção de lesões, preparação para um novo ciclo de treino, ganho de massa muscular e aumento da resistência física.

Neste conteúdo, você entenderá o que é recuperação muscular, como o processo funciona, sua importância e como acelerá-la. Acompanhe!

Entenda o que é recuperação muscular

Os músculos do seu corpo precisam descansar após o treino e se recuperar para outra sequência de exercícios. Portanto, é o momento em que as células musculares se regeneram e restauram a energia do organismo, contribuindo não apenas para o descanso, mas também para o crescimento muscular. 

Vale ressaltar que esse processo não é apenas para o descanso dos músculos, mas também para o crescimento deles.

Como funciona o processo de recuperação muscular

Durante a prática da atividade física, o corpo lida com diferentes estímulos, o que requer uma adaptação constante. Esse processo, conhecido como estresse fisiológico, desencadeia uma série de fases na recuperação muscular, que incluem.

  • recuperação — o organismo utiliza energia e outros componentes para restaurar o sistema muscular, hormonal e cardiorrespiratório, eliminar metabolismo e repor o seu estoque;
  • restauração — melhora o condicionamento físico para seguir com o próximo treino;
  • hipertrofia dos músculos quando ocorre o aumento do volume e do tamanho dos músculos.

A importância da recuperação muscular

Os treinos cobram bastante do organismo, que passa pelo estresse fisiológico, e exploram muito os músculos e a estrutura cardiorrespiratória, além de usar boa parte do estoque de energia.

Ao finalizar o treino, é comum sentir fadiga e uma queda no desempenho, sinalizando o início do processo de recuperação muscular. Isso indica o momento de consumir boas fontes de proteínas e antioxidantes para auxiliar o corpo.

Muitas lesões ocorrem por não seguirem tais cuidados após o treino, sendo possível dividi-las em duas situações.

  • estresse metabólico: o déficit de nutrientes é o principal motivo, já que é a deficiência metabólica no músculo enquanto a atividade física é realizada;
  • mecânico: ocorre a partir do movimento errado durante o treino, falta de alongamento, aquecimento e descanso após atividade.

8 dicas para recuperação muscular

1 — Descanso

Durante a recuperação muscular, o descanso não significa apenas dormir bem, mas também respeitar o tempo entre um treino e outro, principalmente quando se trabalha os mesmos músculos. O ideal é que busque por um profissional, assim, ele apontará qual é a estratégia mais indicada.

Descansar o corpo totalmente ou recuperá-lo a partir de exercícios leves são duas opções a serem consideradas. Na primeira indicação, você não realizará nenhuma atividade. Já na segunda, o treino será de baixa intensidade, como aeróbicos.

2 — Massagem esportiva

A massagem esportiva é uma ótima indicação para a recuperação muscular, principalmente nos treinos mais intensos. Fisioterapeutas e massagistas são os profissionais que realizam essa atividade.

O objetivo é relaxar a musculatura e estimular a irrigação sanguínea no local em que a massagem é aplicada para eliminar as toxinas e receber facilmente os nutrientes.

Vale destacar que a massagem é indicada apenas se não houver lesão na região. Caso contrário, a situação pode piorar o problema.

3 — Sono de qualidade

O sono de qualidade é tão importante quanto o descanso na recuperação muscular. Durante essa ação, os músculos utilizados durante o treino retornam ao estado normal e começam a se regenerar.

Outro ponto fundamental é a liberação do GH (hormônio crescimento), para o desenvolvimento e regeneração dos músculos.

4 — Alongamento

O alongamento é muito conhecido para evitar lesões. Muitas pessoas realizam esse processo antes do treino, mas ele deve ser feito diariamente, principalmente assim que acordar e antes de dormir.

Os benefícios são percebidos com o tempo, incluindo a redução dos riscos de lesões durante a prática da atividade física.

5 — Alimentação equilibrada

A boa alimentação é indicada para todas as situações, inclusive para a recuperação muscular. Para uma ação ainda mais efetiva, vale destacar os alimentos que são fontes de carboidratos e proteínas logo após a prática dos exercícios.

As proteínas participam das contrações musculares durante as atividades. Com isso, a alimentação chega para repor essa perda e, assim, melhorar o processo de recuperação. Os carboidratos são fontes de energia e ajudam na reposição após o exercício intenso.

6 — Suplementação

Os nutrientes são aliados da recuperação muscular, porém, muitas vezes, os alimentos não são suficientes para fornecê-los. Com isso, os profissionais indicam os suplementos alimentares.

Vale ressaltar a importância de procurar um profissional para orientá-lo da melhor forma. Dessa forma, ele indicará qual é o melhor suplemento para os seus objetivos.

7 — Suplementação para recuperação muscular

Os principais suplementos para a recuperação muscular são:

BCAA

O BCAA é um dos suplementos indicados para a recuperação muscular. Ele oferece aminoácidos importantes para esse processo, como valina, leucina e isoleucina, sendo absorvidos de forma rápida pelo corpo. Além disso, o produto melhora o desempenho durante os treinos, diminuindo até mesmo a fadiga.

Gostaria de suplemento de qualidade? O  BCAA 3:1:1 da Dark Lab é indicado para quem busca melhorar o seu desempenho durante os treinos.

Glutamina

A glutamina é essencial para quem realiza treinos mais intensos.

O aminoácido ajuda na recuperação muscular, aumento de energia, fortalecimento do sistema imunológico, aumento da síntese proteica e muito mais. A l-glutamina da Dark Lab é uma excelente indicação para quem busca todos esses benefícios.

Creatina

A creatina aumenta as fibras musculares, que são fundamentais na recuperação muscular. Portanto, após as microlesões ocasionadas pelos treinos, o que é normal, a reconstrução das fibras se adequam a força exigida pelos exercícios praticados.

Com algumas ações no dia a dia, você já consegue acelerar o processo de recuperação muscular e aproveitar todos os benefícios a curto prazo.

Quer saber mais sobre os suplementos que podem ajudá-lo no processo de recuperação? Acesse o site da Dark Lab e confira!