A progressão de carga evita a estagnação dos exercícios e, consequentemente, proporciona mais ganhos nos treinos. Para entender a importância, basta observar um praticante de musculação que mantém o mesmo peso e outro que aumenta corretamente. Apenas o último apresentará um bom desenvolvimento.
Entretanto, não é recomendável aumentar a carga antes do tempo ou exageradamente. Quando realizado incorretamente, além de correr o risco de lesões, os resultados não chegam.
Neste conteúdo, você entenderá como funciona a progressão de carga e como realizá-la de maneira correta. Acompanhe!
O que é progressão de carga?
O aumento de carga acontece conforme a pessoa se desenvolve nos treinos. Como exemplo, você começa um exercício utilizando 30kg, mas, depois de um tempo, perceberá que o peso não é mais um desafio. Logo, muda para 35kg e assim sucessivamente.
Vale ressaltar que todas as pessoas que buscam por hipertrofia, ou seja, mais massa muscular, precisam aumentar cada vez mais a carga dos seus treinos. Portanto, não adianta buscar por progresso no resultado insistindo nos mesmos exercícios, na mesma quantidade de séries e com o mesmo peso.
Qual a importância da progressão de carga?
A progressão de carga é fundamental para a evolução constante dos resultados do treino. Afinal, as metas mudam o tempo todo e, para alcançá-las, você precisa aumentar o peso, assim, o seu corpo será desafiado novamente.
Com o passar do tempo, aquela carga fica fácil de ser puxada ou levantada, o que não faz mais efeito para a conquista de músculos. Por isso, a importância de aumentar o peso: cada vez que o seu corpo se acostuma, você muda e inicia tudo novamente.
Quando aumentar o peso na academia?
Para realizar a progressão de carga, não existe uma regra, mas é necessário entender o seu limite e ser honesto com você mesmo sobre o quanto suporta. Afinal, o aumento pode ocorrer em meses e, em alguns casos, em dias. Isso dependerá do seu desempenho.
Não esqueça que a indicação médica também é essencial. Por isso, mantenha uma frequência em suas consultas e sempre tenha a orientação do profissional de saúde de confiança. Além disso, a idade e as limitações também influenciam no momento certo de aumento de carga.
O profissional de educação física é um ótimo aliado para auxiliar na progressão de carga. Ele observará, por exemplo, como os exercícios são feitos. Caso haja o aumento de peso e você perca a eficiência do treino, ele notará e indicará a redução na carga. Portanto, ele saberá se é o momento de realizar a mudança.
Como aumentar o peso na academia?
O primeiro ponto é identificar como você finaliza seus exercícios. Ao chegar no final da série com muita tranquilidade, pode ser o momento de aumentar o peso na academia.
Observou que já faz os exercícios com tranquilidade? É o momento de conversar com o seu personal ou com o professor da academia. Ele acompanhará o seu desenvolvimento com a carga atual e também ajudará a testar o peso ideal para a mudança. Dessa forma, vocês dois juntos entenderão o limite que pode chegar.
Assim que aumentar o peso na academia, é preciso observar como chegará ao final das séries. Não adianta fazer uma repetição bem, mas não realizar todas as outras com a mesma qualidade.
Lembre-se: é melhor um peso mais leve, mas com exercícios bem executados, do que utilizar cargas mais pesadas com prática ruim.
Qual o papel da suplementação na progressão de carga?
A suplementação tem um papel essencial no aumento de carga. Vale lembrar que ela ajuda a gerar mais energia e, até mesmo, repor nutrientes que podem ser perdidos durante a prática de atividade física.
Por isso, caso sinta que a sua progressão de carga não acontece por falta de energia, foco e resistência muscular, é indicado que procure um suplemento que auxilie nesses déficits. Além disso, ele auxiliará no ganho da massa muscular. Logo, ajudará a alcançar o resultado que deseja.
Agora que você já sabe que a suplementação auxilia na execução dos seus treinos, acesse o site da Dark Lab e conheça todas as opções disponíveis.