O que é BCAA e quais são os principais tipos?

Suplementação | 27-07-2023 | 5 minutos de leitura

O BCAA é um suplemento muito usado por quem deseja alcançar excelentes resultados com os treinos físicos. Para que isso aconteça, é preciso ir além de comprar e ingerir. Conhecer suas propriedades e seu papel no organismo são partes indispensáveis do processo.

Afinal, se você consome do jeito errado e sem acompanhamento, não consegue alcançar seus objetivos. E ainda arrisca atrapalhar a sua saúde ou simplesmente investir à toa em algo que não apresenta os efeitos que você espera, mesmo que você tenha disciplina na prática de exercícios físicos.

Por isso, é hora de descobrir como o BCAA funciona, quais são os principais tipos e como tomar com segurança. Continue a leitura e tire essa e outras dúvidas sobre o assunto!

O que é BCAA?

Para começar, o que é BCAA? Nada mais do que um suplemento, cuja sigla significa Branched Chain Amino Acids, ou, em tradução para o português, “aminoácidos de cadeia ramificada”. Ele é composto por três aminoácidos com funções distintas, que atuam cada um de uma forma nos resultados dos treinos:

  • leucina, um aminoácido essencial para realizar a síntese proteica e auxilia na produção de tecido muscular;
  • isoleucina, que contribui para recuperar os músculos e regular o açúcar no sangue, trazendo melhorias para o metabolismo energético;
  • valina, responsável por nutrir as moléculas do corpo com nitrogênio, substância que acelera a regeneração de músculos e tecidos.

Entre os benefícios do BCAA para o organismo, estão:

  • prevenção da perda de massa muscular;
  • redução da fadiga mental e física durante a prática do exercício;
  • aumento do rendimento e do desempenho nos treinos;
  • diminuição de dor muscular depois das atividades.

Ou seja: os músculos sofrem menos danos e a massa muscular tem sua formação favorecida.

Quais são os principais tipos de BCAA?

Quando se trata dos tipos de BCAA, a classificação acontece pela quantidade de aminoácidos encontradas no suplemento. É possível encontrar combinações distintas, conforme a necessidade de cada pessoa.

No rótulo e tabela nutricional do suplemento, você sempre encontra as proporções dos ingredientes descritas da seguinte maneira: leucina: isoleuciona:valina. Em geral, a leucina sempre apresenta a maior quantidade em comparação aos outros aminoácidos.

No mercado, você consegue encontrar BCAA com as seguintes composições:

  • BCAA 2:1:1: com duas doses de leucina para uma de isoleucina e uma de valina;
  • BCAA 4:1:1: neste caso, a quantidade de leucina dobra, e a composição consiste em quatro partes para apenas uma de isoleucina e uma de valina. Esse é o tipo mais popular e procurado no mercado;
  • BCAA 5:1:1: cinco partes de leucina para uma de isoleucina e uma de valina;
  • BCAA: 6:1:1: seis doses de leucina para uma de isoleucina e uma de valina;
  • BCAA 10:1:1: dez partes de leucina para uma de isoleucina e uma de valina;
  • BCAA 12:1:1: e por fim, essa opção que conta com 12 partes de leucina para uma de isoleucina e uma de valina.

Além disso, você pode encontrar o BCAA em formatos diferentes: líquido, pó, cápsulas ou tabletes.

Se você busca por praticidade, entretanto, os tabletes ou cápsulas são ingeridos mais rápido. Em relação ao BCAA líquido, esse é o formato com a menor quantidade de aminoácidos.

Como escolher o melhor BCAA?

Agora que você sabe o que é BCAA, como escolher qual tomar? Bem, o melhor BCAA para você depende simplesmente da sua necessidade. Um profissional em Nutrição precisa avaliar seus objetivos com os treinos e como você se sente após se exercitar para determinar a quantidade e o tipo certo do suplemento.

Além disso, ele realiza exames para verificar as condições de seu organismo. Um dos motivos dos exames é pelo fato de que o BCAA não funciona adequadamente se, ao mesmo tempo que você toma, não mantém uma alimentação saudável.

Dessa forma, o nutricionista será também responsável por desenvolver uma dieta equilibrada, que interfere na quantidade de BCAA que você pode tomar diariamente. Os mesmos aminoácidos de sua composição estão presentes em ovos, carnes e peixes, então é possível balancear o consumo do suplemento com alimentos do dia-a-dia.

Para ver os efeitos da suplementação, é fundamental seguir à risca as determinações nutricionais propostas para você, além da disciplina nos treinos. É o conjunto de práticas que gera resultados, sem milagres.

Como tomar BCAA e quais os cuidados necessários?

Mas, e então, como tomar BCAA e quais são os cuidados necessários para ter resultados? Aqui estão as dicas mais importantes para seguir!

1. Consulte um profissional

O nutricionista é quem pode indicar, além da dieta, a quantidade de pó, cápsulas ou líquido de BCAA que você pode ingerir diariamente. Em geral, essa ingestão acontece com a ajuda de um líquido, em períodos pré-determinados do seu dia, que variam entre 1 e 3 vezes.

2. Não realize treinos por conta própria

Assim como a orientação do nutricionista é indispensável, a mesma iniciativa é válida na hora do treino. Jamais pratique exercícios físicos sem a indicação de um profissional de educação física. Ele realizará um acompanhamento completo para verificar suas limitações, sua evolução e ainda contribui com técnicas específicas para cada tipo de atividade.

3. Nunca ultrapasse a quantidade diária de suplemento

A quantidade recomendada por dia de BCAA considera tanto a ingestão do suplemento, quanto a sua dieta. Isso porque é preciso considerar seu metabolismo, o comportamento do seu organismo e seu desempenho nos treinos. Não é adequado consumir mais do que o indicado: se você não percebe resultados ou sente que precisa mudar a dosagem, fale com os profissionais responsáveis por seu monitoramento.

Gostou de saber o que é BCAA e como ele atua em seu organismo? Se você vai começar a tomar esse suplemento, saiba que a Dark Lab pode ajudar! Temos produtos seguros e marcas de qualidade, para que você inicie essa transformação em seu corpo da melhor maneira.

Quer saber um pouco mais sobre suplementação e outros produtos que temos por aqui? Não perca tempo e assine a nossa newsletter para receber novidades exclusivas diretamente em seu e-mail.