Exercícios de cárdio: 9 treinos para começar já!

Os exercícios de cárdio são ótimas opções para quem deseja eliminar peso e melhorar o condicionamento físico. Por isso, muitas pessoas aproveitam muitos equipamentos como bicicleta, transport e esteira. Entretanto, outras atividades também dedicadas ao […]

Treinos 5 minutos de leitura 22-01-2024

Os exercícios de cárdio são ótimas opções para quem deseja eliminar peso e melhorar o condicionamento físico. Por isso, muitas pessoas aproveitam muitos equipamentos como bicicleta, transport e esteira. Entretanto, outras atividades também dedicadas ao aeróbico podem ser realizadas em qualquer lugar.

Agora, antes de começar a prática dos exercícios, defina quais são os seus objetivos. A partir dessa decisão, a intensidade do treino será estabelecida. Vale ressaltar que as atividades aeróbicas são para todas as finalidades.

Neste conteúdo, você entenderá o que são os exercícios de cárdio, quais são as vantagens e as melhores atividades. Acompanhe!

O que são exercícios de cárdio?

Primeiramente, o nome é uma abreviação de “cárdiovascular”. O termo aeróbico, por sua vez, tem o mesmo significado. Os exercícios dessa modalidade elevam a frequência respiratória e cardíaca, resultando na melhora do condicionamento físico e da resistência.

Após um tempo de prática, perceberá que os seus treinos ficarão mais intensos, longos e eficientes. Portanto, defina os melhores exercícios de cárdio para você, como corrida, esteira, agachamento ou burpee, e coloque em prática.

Quais são as vantagens dos exercícios de cárdio?

As atividades de cárdio não apenas auxiliam na frequência respiratória e cardíaca, mas também melhoram o índice glicêmico, a circulação, além de contribuírem na eliminação e no controle do peso.

O aeróbico é uma modalidade de exercício que trabalha muito bem o metabolismo, logo, elimina bastante gordura. Por isso, quem deseja emagrecer não pode deixar de lado essa atividade.

Confira abaixo outros benefícios dos exercícios de cárdio:

  • melhora a disposição diária;
  • aumenta a resistência;
  • diminui o nível de colesterol;
  • fortalece os músculos;
  • fortalece os pulmões e o coração;
  • ajuda no combate à depressão e ansiedade.

Quais são os 9 melhores exercícios de cárdio?

Conheça os principais exercícios de cárdio para você começar a praticar. Acompanhe!

1 – Caminhada

A caminhada é uma das atividades físicas mais tradicionais, principalmente para quem é iniciante. A sua intensidade é baixa e ajuda redução do nível de colesterol.

O exercício pode ser praticado ao ar livre, ideal para quem se sente motivado com a natureza e não gosta de ficar em lugares fechados, e nas esteiras da academia.

2 – Corrida

A corrida é um dos exercícios de cárdio mais praticado, seja em lugares abertos ou na academia. Para quem tem foco no emagrecimento, é uma das atividades que mais acelera o metabolismo, logo, queima muita gordura.

Entretanto, vale reforçar que, para começar a correr, é preciso passar pelo médico e ter um acompanhamento do preparador físico. Dessa forma, você inicia da maneira certa e reduz as chances de lesão, já que o exercício é de alto impacto e intensidade.

3 – Alpinista

Para realizar o exercício é bem simples e não precisa de equipamento, ou seja, não requer investimento financeiro. Assim, é uma prática que traz excelentes resultados, como queima de gordura, tonificação dos ombros, braços e costas.

Na execução, apoie as mãos e as pontas dos pés no chão e fique em posição de quatro apoios. Deixe as pernas e os braços esticados, assim como na prancha. Feito isso, puxe uma perna de cada vez e leve em direção ao peito. Para ficar mais claro, é como se você estivesse correndo, mas na horizontal.

4 – Agachamento

É um dos exercícios de cárdio que traz bons resultados para diferentes áreas do corpo, como abdômen, glúteos e pernas. A sua execução também é simples e não necessita de nenhum aparelho.

Você precisa ficar de pé e deixar as pernas abertas na mesma direção dos quadris. Não esqueça que os dedos precisam ficar para frente ou um pouco para fora, mas nunca os deixe para dentro. No momento do agachamento, você deve abaixar como se fosse sentar em uma cadeira.

Caso não saiba como fazer, basta pegar uma cadeira com uma boa altura, e faça o movimento de sentar. Ao chegar próximo ao assento, levante e repita o mesmo movimento.

5 – Corrida parada

A corrida parada é mais um dos exercícios de cárdio que não precisa de equipamentos. Para realizá-lo, basta fazer o mesmo movimento da corrida, mas sem sair do lugar. Caso você queira aumentar ainda mais a intensidade da atividade, eleve os seus joelhos ao máximo.

Vale reforçar que você consegue praticá-lo em qualquer lugar, como na academia ou em casa. Além disso, é eficaz ter um bom tênis devido ao impacto.

6 – Prancha

Em uma superfície macia, fique na posição de flexão. Deixe o tronco reto, dobre os cotovelos num ângulo de 90 °C e fique com todo corpo reto. Olhe para o chão, mas com a cabeça relaxada, ou seja, sem gerar peso. Feito isso, mantenha-se na posição pelo máximo de tempo que conseguir.

A prancha é um dos exercícios de cárdio que parece simples, mas que, na realidade, demanda força nas pernas e nos braços.

7 – Polichinelo

O polichinelo é uma atividade que todos já devem ter feito em algum momento, até mesmo na educação física do colégio. Primeiro, fique de pé com as pernas juntas e os braços estendidos ao lado do corpo.

Para realizar o exercício, você deve saltar abrindo as pernas e levantando os braços até que as palmas das mãos se encostem. Em seguida, o movimento é o contrário, as pernas se aproximam enquanto os braços se distanciam. Com o impacto, vale o investimento num bom tênis.

8 – Flexão

A flexão é uma atividade bem completa e que não tonifica apenas os braços como muitos pensam, mas traz resultados para as costas, o abdômen e as pernas.

Para realizá-la, apoie as suas mãos no chão com uma abertura que passe dos ombros. As pernas devem ficar esticadas, assim, o resultado será ainda melhor. Entretanto, caso tenha dificuldades no início, você pode deixar os seus joelhos apoiados no chão.

Com os braços flexionados, desça até quase encostar no chão e suba novamente. Repita quantas vezes forem indicadas para você e não esqueça de descansar.

9 – Pular corda

É um dos exercícios de cárdio praticado desde a infância. Entretanto, caso nunca tenha feito ou não lembra mais, basta segurar as pontas da corda e girá-la em torno do seu corpo. Assim que ela tocar no chão, você deve pulá-la. Caso queira intensificar ainda mais a atividade, apenas aumente a velocidade.

Gostou do conteúdo? Para ficar por dentro de dicas como essas, além de informações para melhoria no rendimento dos seus treinos, siga a Dark Lab nas redes sociais. Acesse: Instagram, Facebook, TikTok, Twitter e YouTube.