Beta-alanina: o que é e para que serve

Suplementação | 15-04-2024 | 5 minutos de leitura

A beta-alanina é um suplemento indicado para praticantes de atividade física que desejam reduzir a fadiga muscular e aumentar a resistência durante os treinos. Com isso, a performance melhora e faz ainda mais diferença nos exercícios de alta intensidade.

O aminoácido já é produzido pelo fígado e também pode ser encontrado em alguns alimentos. Além disso, você pode encontrar em suplementos isolados ou combinados com outros compostos, como a creatina.

Neste conteúdo, você entenderá o que é esse tipo de aminoácido, para que serve, como ele funciona, os seus benefícios, entre outras informações. Acompanhe!

O que é beta-alanina?

O aminoácido é produzido pelo corpo humano, mas é possível aumentar a quantidade por meio de alguns tipos de alimentos, como frango, peixe e carne bovina, além dos suplementos.

Muitos atletas e praticantes de atividade física utilizam o suplemento para auxiliar no aumento da carnosina que ele proporciona. Substância essa que é um composto de dois aminoácidos, o beta-alanina e a histidina.

A carnosina impacta diretamente no desempenho físico devido a sua capacidade de tamponamento no meio intracelular. Ou seja, ela equilibra o pH do músculo, o que permite ao atleta continuar com o treino por muito mais tempo.

Vale ressaltar que a beta-alanina ainda ajuda a acelerar a recuperação muscular, o que também aumenta a performance durante os treinos. Afinal, o atleta mantém o ritmo dos exercícios, o que resulta em melhores resultados.

Para que serve a beta-alanina?

A beta-alanina é indicada para a redução da fadiga muscular, principalmente para quem pratica exercícios de alta intensidade e quer melhorar o seu desempenho.

Conforme o treino avança, o pH do músculo diminui, logo, reduz a força para a continuidade do movimento. Muitas pessoas sentem queimação na região mais trabalhada durante o exercício. A consequência é a chance de aumentar a exaustão muscular, o que afeta o desempenho e a qualidade da atividade.

Para minimizar os impactos, os atletas e os praticantes de exercícios precisam aumentar os níveis de carnosina. A melhor indicação é o consumo por meio da beta-alanina. Dessa forma, o desempenho físico melhora e mantém uma boa recuperação muscular.

Como a beta-alanina funciona?

Durante o treino de alta intensidade, é comum ocorrer a exaustão muscular, ou seja, o cansaço do músculo. Quando isso ocorre, você não consegue seguir com os movimentos de qualidade ou, até mesmo, encerra o exercício pela falta de força.

Ao consumir a beta-alanina, você já eleva os níveis de carnosina muscular e, consequentemente, diminui a fadiga muscular e a queimação na região mais trabalhada. Logo, melhora a performance e aumenta o tempo dos exercícios, contribuindo para melhores resultados.

Portanto, a suplementação funciona como complemento para o aminoácido produzido pelo corpo humano. Afinal, ele não é suficiente para aumentar os níveis de carnosina e reduzir a queimação muscular. Incluir a beta-alanina ajuda a manter um bom ritmo nos exercícios mais intensos.

Quais são os benefícios?

O aminoácido traz diversos benefícios além daqueles que já foram citados. Antes de conhecê-los, vale reforçar a importância de procurar por um médico ou nutricionista para entender a necessidade de inserir a suplementação na sua rotina. Confira!

  • reduz a fadiga muscular;
  • eleva os níveis de carnosina no organismo;
  • diminui a sensação de queimação muscular;
  • auxilia no ganho de massa magra;
  • auxilia na diminuição da massa gorda;
  • melhora o desempenho durante os treinos;
  • ajuda a aumentar a intensidade dos exercícios;
  • aumenta a resistência durante os treinos;
  • auxilia no ganho de força;
  • melhora os resultados de treinos com foco em eliminação de peso.

Quando tomar a beta-alanina?

A suplementação da beta-alanina é indicada para atletas e praticantes de exercícios de alta intensidade e precisam de mais resistência física, diminuir a fadiga, reduzir a queimação da região trabalhada e acelerar a recuperação muscular.

Portanto, quem deseja potencializar os resultados a partir da melhoria do desempenho durante os treinos, deve investir no aminoácido. Para isso, procure por um médico ou nutricionista, afinal, apenas eles são capazes de indicar os melhores suplementos para os seus objetivos.

Como tomar?

A beta-alanina deve ser incluída na sua rotina diária. Portanto, consumida todos os dias, mesmo nos dias que não há treino, pois o organismo não consegue armazenar o aminoácido e precisa ser sempre renovado. Você apenas sentirá os benefícios se seguir a forma correta de consumo.

Ao consultar um médico ou nutricionista, ele indicará a quantidade correta para você consumir. Entretanto, de forma geral, a sugestão é que dissolva 5g do suplemento de qualidade em 200ml de água e reserve-o num recipiente muito bem fechado.

Para o consumo, beba em torno de 30ml a cada 2 horas ou conforme a indicação do profissional de saúde.

Vale ressaltar que você consegue dissolver a beta-alanina na bebida de sua preferência, como vitaminas, sucos e água. O preparo é muito rápido e prático, o que torna uma grande vantagem do suplemento, principalmente pela correria do dia a dia.

Não existe o melhor horário para consumo, pois o preparo é ingerido em diferentes momentos do dia, como um pré-treino ou pós-treino.

A beta-alanina ajuda no emagrecimento?

Muitas pessoas acreditam que a beta-alanina ajuda na perda de peso, mas não há nenhuma evidência que comprove essa informação. Afinal, o aminoácido não mexe com o metabolismo e nem reduz o apetite.

Portanto, se o seu foco é no emagrecimento, busque por uma ajuda profissional, mantenha a alimentação saudável e foque no treino, que ele, sim, será beneficiado com o suplemento.

A suplementação ajuda a potencializar ainda mais os treinos e melhorar os seus resultados. A beta-alanina age como um grande aliado para quem procura todos esses e muitos outros benefícios. Você ainda consegue combiná-lo com mais suplementos, como a creatina.

Quer adquirir um suplemento de qualidade e seguro? Acesse o site da Dark Lab e conheça todos os detalhes deste produto.