A Páscoa é uma das épocas mais gostosas do ano. Afinal, são diferentes tipos de chocolates em vários formatos de doces, como barra recheada, ovos trufados, colomba pascal, entre outros. Por isso, é comum exagerar no consumo durante o dia.
O problema é a culpa que muitas pessoas sentem após exceder no doce. Entretanto, não há motivos para desespero, já que voltar para a rotina saudável não é nada difícil.
Neste conteúdo, você encontrará dicas para retornar a uma alimentação mais equilibrada após a Páscoa, além de quais alimentos evitar e o que consumir. Acompanhe!
8 dicas para retornar à rotina depois da Páscoa
Agora, confira algumas dicas para retornar à rotina saudável após um dia cheio de chocolates.
1 — Inclua mais vegetais nas refeições
No momento de preparar o prato do almoço e do jantar, inclua bastante vegetais e verduras. Você aumentará o consumo de minerais, fibras e vitaminas. A salada possui poucas calorias e ajuda a saciar a fome. Por isso, ingeri-la antes das refeições também é uma ótima opção.
2 — Reduza o consumo de açúcar
Quem exagerou na Páscoa já consumiu açúcar demais devido ao chocolate. Para equilibrar o cenário, o ideal é diminuir a quantidade ingerida nos próximos dias.
Vale lembrar que não envolve apenas sobremesas, mas, sim, todos os alimentos e bebidas que levam açúcar, como refrigerante, biscoito e pão.
3 — Hidrate-se
A hidratação é fundamental para o corpo todo, seja para o cérebro, a pele e o organismo. No caso específico para o exagero nos doces, ela ajudará na redução da fome durante o dia, pois manterá você saciado por mais tempo. Além disso, evita o inchaço, pois elimina as toxinas do organismo.
4 — Faça treinos regulares
Após o exagero na Páscoa, vale retornar aos treinos regularmente. Eles ajudam na queima de calorias e no processo de digestão. Lembrando que um dia de consumo de chocolate não destruirá todo o seu processo saudável até aquele momento.
5 — Planeje bem as refeições
Planejar as refeições significa escolher bem o que consumirá no dia. Dessa forma, você reduz as chances de comer alimentos com baixo valor nutricional por pressa ou falta de opção. Olha a geladeira e veja o que precisa comprar e o que já tem para preparar o almoço, o jantar e os lanches.
6 — Não pule refeições
Depois do consumo de chocolates na Páscoa, é comum pular refeições por acreditar que perderá as calorias a mais que ganhou. Entretanto, essa estratégia é um erro. Comer nos horários corretos e manter os hábitos saudáveis ajudam a não ficar com estômago vazio e exagerar na comida em outros momentos.
7 — Nada de restrições extremas
Outro erro comum é a restrição extrema para tentar compensar o exagero dos doces. Entretanto, essa ação prejudica os hábitos saudáveis, pois é capaz de gerar compulsões alimentares. Por isso, vale buscar um equilíbrio e não cortar todos os alimentos.
8 — Cuidado com os doces que sobraram
Dependendo da quantidade de chocolates que ganhou de Páscoa, é comum sobrar para os próximos dias. É importante ter cuidado para não acabar exagerando na próxima semana. O segredo está em encontrar um equilíbrio, para que esses doces não acabem virando inquilinos permanentes da sua despensa.
Uma ideia é dividir os chocolates extras com outras pessoas. Transformar esses doces em ingredientes para receitas também é mais uma opção. Lembre-se que a moderação é o segredo para os doces restantes.
Saiba o que evitar e o que consumir
Após o consumo de doces na Páscoa, vale pensar no que comer nos próximos dias e o que evitar. Reduzir alimentos gordurosos, industrializados, corantes, açúcar e bebidas alcoólicas ajudam a retornar uma rotina saudável.
Vale aumentar o consumo de fibras, alimentos orgânicos, vegetais, verduras e água. Além de ajudarem a manter o foco em dias mais saudáveis, são ótimas opções para a desintoxicação.
Portanto, a Páscoa traz algumas tentações e está tudo bem aproveitá-las, sem culpa e restrições severas depois. Incorporando mais vegetais nas refeições, reduzindo o consumo de açúcar, mantendo-se hidratado, retomando uma rotina de exercícios e planejando bem as refeições são passos essenciais para voltar a uma rotina saudável.
Gostou do conteúdo? Para ficar por dentro de outras dicas, siga a Dark Lab nas redes sociais. Acesse por meio dos seguintes links: Instagram, Facebook, TikTok, Twitter e YouTube.